segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sistema Circulatório: O coração

Olá pessoal!! Hoje iremos falar do coração, um órgão importantíssimo para a manutenção da nossa vida. Segue abaixo um vídeo super legal mostrando o funcionamento do coração.



O coração

É um órgão muscular oco que se contrai ritmicamente, impulsionando o sangue através de toda a rede vascular. Está situado no centro do tórax, ligeiramente à esquerda, num espaço determinado mediastino, que fica entre os dois pulmões (limites laterais), por cima do diafragma (limite inferior), por diante da porção torácica da coluna vertebral (limite posterior) e por trás do osso esterno (limite anterior). É formado por 3 túnicas que são de fora para dentro, o pericárdio, miocárdio e endocárdio, assim o coração está alojado dentro de um saco fibroso, que é representado pelo pericárdio parietal.
            As faces do coração são esternocostal (anterior), diafragmática (inferior) e pulmonar (esquerda). Interiormente o coração é dividido em quatro cavidades, sendo duas superiores e duas inferiores. As cavidades superiores são chamadas de átrios e as inferiores, ventrículos. O lado direito do coração é separado do esquerdo por uma parede muscular denominada septo interventricular que impede a mistura do sangue dos dois lados do coração.
           O movimento do sangue no coração ocorre dos átrios para os ventrículos, e deste ele é bombeado para as artérias. Para que não ocorra o fluxo retrógrado do sangue, o coração possui quatro válvulas unidirecionais. As válvulas atrioventriculares direita e esquerda conectam os átrios aos ventrículos direito e esquerdo. Essas válvulas também são conhecidas como válvula tricúspide (válvula atrioventricular direita) e válvula mitral ( válvula atrioventricular esquerda). O fluxo retrógrado das artérias para o interior dos ventrículos é impedido pela válvula semilunar pulmonar (ventrículo direito) e pela válvula semilunar aórtica ( ventrículo esquerdo).


Circulação Pulmonar e Sistêmica

1. Sistêmica ou Grande circulação:
Ventrículo esquerdo ----> Aorta e seus ramos ----> Corpo ----> Veias cavas e seus tributários ----> Átrio direito

2. Pulmonar ou Pequena circulação:
Ventrículo direito ----> Artérias pulmonares ----> Pulmões ----> Veias pulmonares ----> Átrio esquerdo

 Referencias:
 - Dangelo e Fatini, Anatomia Humana Básica, 2ed. - Ed. Atheneu.

Espero que tenham gostado!! Bons estudos!! Bjss

Nenhum comentário:

Postar um comentário