terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sistema Circulatório Linfático

Olá pessoal!! Dando continuidade ao nosso sistema circulatório, hoje iremos falar sobre o sistema linfático...Bons estudos!!

Sistema Linfático

É um sistema constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-os à circulação sangüínea. É constituído pela linfa, vasos e órgãos linfáticos.
O nome linfa tem origem latina e significa água nascente (pura), em virtude de sua aparência límpida e incolor. A linfa apresenta uma composição química semelhante à do plasma sangüíneo, porém não se coagula. Ela contém algumas hemácias (glóbulos vermelhos), mas grande quantidade de leucócitos (glóbulos brancos), predominando quase exclusivamente os linfócitos.
Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os tecidos do corpo. Capilares mais finos vão se unindo em vasos linfáticos maiores, que terminam em dois grandes ductos principais: ducto torácico (recebe a linfa procedente da parte inferior do corpo, do lado esquerdo da cabeça, do braço esquerdo e de partes do tórax) e o ducto linfático (recebe a linfa procedente do lado direito da cabeça, do braço direito e de parte do tórax), que desembocam em veias próximas ao coração.
Órgãos Linfáticos

É constituído pelas amígdalas (tonsilas), adenóides, baço, linfonodos ( nódulos linfáticos) e timo (tecido conjuntivo reticular linfóide: rico em linfócitos).

Amígdalas (tonsilas palatinas): produzem linfócitos.

Timo: órgão linfático mais desenvolvido no  período prenatal, involui desde o nascimento até a puberdade.

Linfonodos ou nódulos linfáticos: órgãos linfáticos mais numerosos do organismo, cuja função é a de filtrar a linfa e eliminar corpos estranhos que ela possa conter, como vírus e bactérias. 

Baço: órgão linfático, excluído da circulação linfática, interposto na circulação sangüínea e cuja drenagem venosa passa, obrigatoriamente, pelo fígado. Possui grande quantidade de macrófagos que, através da fagocitose, destroem micróbios, restos de tecido, substâncias estranhas, células do sangue em circulação já desgastadas como eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Dessa forma, o baço “limpa” o sangue, funcionando como um filtro desse fluído tão essencial. O baço também tem participação na resposta imune, reagindo a agentes infecciosos. Inclusive, é considerado por alguns cientistas, um grande nódulo linfático.

Referências:
- Dangelo e Fatini, Anatomia Humana Básica, 2ed. - Ed. Atheneu.

Espero que tenha contribuido para o aprendizado de vocês!! Bjss

Nenhum comentário:

Postar um comentário